Tuesday, November 28, 2006

CEIA DE NATAL

DICAS PARA UMA CEIA DE NATAL

SALADA PARA FESTAS DE FIM DE ANO

Ingredientes:
500g de batatas cozidas e cortadas em cubos, 2 xícaras de presunto em cubos pequenos, 1 maçã cortada em cubinhos com casca, 1 lata de milho escorrida, 2 xícaras de queijo em cubos pequenos, gotas de limão, 250g de maionese, ½ xícara de azeitonas verdes picadas, 1 xícara de pepino em conserva picado, 1 caixinha de creme-de-leite.

Modo de preparar: Misture todos os ingredientes e sirva nas taças.


PERU RECHEADO COM CALABRESA


Ingredientes:
1 peru ou Bruster descongelado

Recheio:
½ xícara de bacon bem moído, 3 xícaras de lingüiça calabresa bem moída (+ou-), 10 azeitonas picadas, 50g de queijo parmesão ralado, ½ cebola picada.

Apoio:
2 batatas cortadas em rodelas grossas

Modo de preparar: Misture todos os ingredientes do recheio (pode ser em um processador) e coloque no interior da ave, prenda as pernas com um cordão. Espalhe as batatas na assadeira, acomode o Bruster em cima delas, besunte com óleo e cubra com papel alumínio, leve ao forno para assar no tempo indicado na embalagem.

Farofa:
2 bananas picadas, 250g de farofa temperada, 1 cebola picada, 100g de margarina, sal, 50g de queijo parmesão ralado, 2 ovos, 10 azeitonas picadas.

Modo de preparar: Esquente a margarina e coloque o ovo, mexa até cozinhar esfarelando, coloque a banana, farofa temperada e misture rapidamente para esquentar, tempere com sal e parmesão. Retire do fogo e adicione azeitonas.


LOMBINHO DE SUÍNO AGRIDOCE


Ingredientes:
800 gr. de lombinho de suíno cortado em cubos do tamanho de um dado, tempero completo, 2 colheres de sopa de Sakura, 1 colher de sopa de farinha de trigo para polvilhar, 6 colheres de sopa de óleo para fritar.

Legumes:
½ pimentão verde em tirinhas curtas, ½ pimentão vermelho em tirinhas curtas, 1 cebola cortada em tirinhas curtas.

Molho:
1 colher de sopa de açúcar refinado, 1 cubo de caldo de galinha ou 1 envelope, ½ xícara de água quente, ½ xícara de vinagre, 1 lata de abacaxi em calda escorrido e cortado em triângulos, 1 xícara de ketchup, água para o ponto cremoso.

Modo de preparar: Na carne coloque o tempero completo e o Sakura, aqueça uma panela e coloque o óleo, frite a carne até que esteja macia, virando e revirando, polvilhe a farinha de trigo, misture bem, acrescente os pimentões e cebola, misture rapidamente. Adicione todos os demais ingredientes e mexa até engrossar, se quiser, coloque mais água para dar um ponto de mingau ralo no molho.


BOLO CASADINHO DE NATAL

Ingredientes:

150g de margarina, 3 ovos, ½ xícara de suco de laranja, 1 xícara de açúcar, 1 e ½ xícara de farinha, 1 colher de sopa de fermento, 1 lata de leite condensado, 1 xícara de leite, 4 ovos, 1/2 xícara de damasco picado, ½ xícara de passas de uvas pretas.

Caramelo:
1 x de açúcar refinado, ½ xícara de água.

Modo de preparar: Em uma forma de bolo grande, de orifício central, coloque o açúcar do caramelo, mexa até dourar, junte a água do caramelo e deixe ferver até começar a dourar, mexendo de vez em quando, e desligue o fogo. Pegue a forma com uma luva térmica e gire para caramelar o fundo e laterais.

Prepare o bolo:
Faça um creme com a margarina, 3 ovos, açúcar, junte suco e farinha peneirada com fermento, junte as frutas. Coloque na forma caramelada.

Para o pudim
, basta bater todos os ingredientes no liquidificador - 4 ovos, 1 lata leite condensado, 1 xícara de leite, coloque na mesma forma onde está o bolo, sobre a massa que está na forma. Leve ao forno pré-aquecido, médio baixo, em banho-maria, por 1 hora. Desenforme depois de morno.
Dica: Use frutas cristalizadas no lugar do damasco.


SOBREMESA FESTIVA


Ingredientes:
1 lata de abacaxi em calda picado graúdo, 1 caixinha de creme-de-leite, 1 lata de leite condensado, 1 caixa de gelatina de morango.

Modo de preparar: Esquente a calda do abacaxi e dissolva a gelatina, coloque no liquidificador todos os ingredientes e bata ligeiramente para sobrarem alguns pedacinhos de abacaxi. Coloque em taças ou compoteira e deixe gelar para firmar. Decore com chantilly ou creme de leite.


BIG COOKIE

Ingredientes:
200g de manteiga ou margarina em temperatura ambiente, 1 ovo batido, 1 xícara de açúcar, 1 colher de sopa de açúcar de baunilha, 2 xícaras de farinha de trigo, 100g de chocolate granulado ou gotas de chocolate, 1 sache de fermento em pó, 100g de côco ralado ou frutas cristalizadas ou amendoim moído (opcional).

Modo de preparar: Misture a manteiga, ovo, açúcar, baunilha. Adicione o côco, chocolate granulado e farinha, misture delicadamente e amasse um pouco com às mãos. Acomode em assadeira untada e polvilhada com farinha de trigo, redonda de tamanho médio, e asse em forno pré-aquecido baixo, aproximadamente por 50 minutos ou até dourar. Retire do forno, deixe esfriar, desenforme e cubra com a geléia. Na hora de servir cada um pega um pedaço do biscoito gigante.


DICAS PARA ASSAR PERU

Deixe descongelando na geladeira (pode-se fazer isto até 5 dias antes de assar, no mínimo 2).
Retire da embalagem somente depois de totalmente descongelado.
Puxe o saquinho de miúdos que esta dentro do Peru e cozinhe com água temperada até amaciar, sem desmanchar, pique-o para usar na farofa. Coloque em uma assadeira, forre com rodelas grossas de batata.
Coloque as asas para trás do pescoço, isto dará melhor aparência depois de assado. Com a mão, solte delicadamente a pele do peito, introduza 100g de manteiga gelada em cada um dos lados.
Recheie a ave com maçã inteira com casca e pedaços de cebola (isto conserva a umidade e também a estrutura do osso). Prenda as pernas com um cordão ou fio dental para dar melhor aspecto. besunte a ave com óleo, cubra com papel alumínio, a parte brilhante em contato com a ave. Asse em forno médio, retire o papel no final do cozimento, só para dourar. Para saber se a carne esta assada, introduza um palito perto do osso da coxa e do peito, não poderá sair caldo vermelho, somente caldo transparente.
Varie as farofas, use mais legumes, cogumelos frescos, tomates secos e obtenha um resultado mais suculento.

No comments: