Monday, November 20, 2006

Ovo de pascoa


Ingredientes:
350 g de chocolate ao leite
1 fôrma de ovo de 250 g
papel-alumínio, o quanto baste

Modo de preparo:

1. Divida o chocolate em três porções iguais. Coloque duas porções num refratário. Pique a terceira em pedacinhos e coloque em outro recipiente.

2. Leve o recipiente com as duas porções ao microondas por 40 segundos, na potência alta. Retire o recipiente do microondas e misture até ficar homogêneo. Acrescente o chocolate picado no recipiente com o chocolate derretido e misture até derreter. Este processo chama-se “temperar” e é fundamental para que o ovo pronto não derreta.

3. Segure a fôrma limpa na mão e coloque 3 colheres (sopa) de chocolate derretido dentro de cada cavidade. Com a própria colher, puxe o chocolate do centro para as bordas, cobrindo toda a superfície da fôrma. Vire a fôrma para baixo e deixe o excesso de chocolate escorrer.

4. Vire a fôrma novamente para cima e passe uma espátula, ou uma faca sem serra, na superfície da fôrma, retirando o excesso de chocolate das bordas.

5. Cubra a fôrma com papel-alumínio e coloque sobre uma tábua, com a superfície plana voltada para baixo. Leve à geladeira e deixe resfriar por 5 minutos. Retire da geladeira, tire o papel-alumínio e repita todo o procedimento duas vezes. No total, serão feitas três camadas.

6. Após a terceira camada, deixe a fôrma por cerca de 10 minutos na geladeira, com a superfície plana virada para baixo. Espere até que o ovo se desprenda da fôrma. Observe as bolhas que se formam.

7. Caso o ovo ainda não tenha se desprendido, retire da geladeira e deixe o ovo se desprender da fôrma sobre uma tábua forrada com papel alumínio. Deixe secar por cerca de 12 horas, num ambiente seco e arejado.

8. Após a secagem do ovo, embrulhe cada metade com papel-alumínio, próprio para bombons. Recheie o ovo com bombons de sua preferência, junte as metades e finalize com papel celofane. Amarre uma fita e guarde em ambiente seco e arejado.

No comments: